sábado, 19 de outubro de 2013

PROJETO “MÁGICA X CIÊNCIA”

O GRANDE TRUQUE



Título Original: The Prestige 
Gênero: Suspense
Duração: 128 min. 
Ano: EUA/Inglaterra - 2006
Distribuidora: Buena Vista Pictures/Warner Bros. 
Direção: Christopher Nolan

Roteiro: Jonathan Nolan e Christopher Nolan
Produção: Christopher Nolan, Aaron Ryder e Emma Thomas 
Fotografia: Wally Pfister 
Música: David Julyan

A mágica é arte de fazer a platéia crer em algo que mesmo sem explicação lógica acontece diante dos olhos de todos, com soluções físicas e científicas, esses ilusionistas, fazem desde um coelho aparecer em uma cartola até prédios desaparecerem, eles te enganam sem dó nem piedade.
O diretor Christopher O Grande Truque é um filme feito por Christopher Nolan. Um diretor que teve como filme comercial de estréia, que lhe rendeu vários prêmios, “Amnésia” e apresenta a peculiaridade de iniciar seus filmes com flash-backs ou com cenas do final da história. Característica presente no filme a ser abordado nesse artigo. Nolan ainda atua como roteirista em alguns dos seus filmes. Nolan, em seu “O Grande Truque”, não faz um filme sobre mágicos, e sim uma mágica em forma de filme.
No filme, dois mágicos rivais, Alfred Borden (Christian Bale) e Robert Angier (Hugh Jackman) travam uma luta para apresentar o melhor truque, enquanto o primeiro conta com perspicácia e inteligência, o outro ataca com charme e simpatia, juntos seriam os mágicos perfeitos, separados, os piores inimigos.
A história vai sendo contada de um modo totalmente picotado, Borden lê o diário de Angier que por sua vez estava lendo o diário do outro, parece complicado, mas é uma aula de roteiro, direção e edição, em nenhum momento você se perde diante da história e a cada cena vai recebendo mais uma peça do grande quebra-cabeça que é o filme, e pode se preparar para uma enxurrada de reviravoltas e surpresas.
Nolan enche o filme de dicas, tanto no passado quanto no presente, tudo muito bem costurado e com um porque de estar ali, valendo com certeza uma segunda visita ao cinema. E é com essas dicas que o diretor consegue fazer a mágica do filme, ele vai te enganando cada vez mais e mais, até você descobrir que, ao mesmo tempo ele estava jogando toda a verdade na sua cara, ele desvia sua atenção para um lado e troca a moeda de mão, como um belo mágico. Uma dica, o truque do passarinho e o mágico chinês não estão lá por acaso.
O roteiro não perde o ritmo em nenhum momento, e se mostra sem furos e explicações tiradas da cortola, além de conseguir desenvolver muito bem todos personagens da trama, não se preocupando em criar o vilão e o bonzinho (coisa que em alguns momentos você até se pergunta), e sim em criar todo um clima para o clímax do filme, que do mesmo jeito que em um número de mágica tem que te deixar de queixo caído, e deixa.   
            O filme lançado em 2006 se passa no ano de 1897, no final do século XIX e inicio do século XX época de descobertas e do positivismo. Alfred apresenta um truque espetacular; Robert fica obcecado em descobrir qual o segredo no truque do rival. Dessa forma o filme vai se desenvolvendo no meio de vários espetáculos de mágica. O cineasta conduz o filme com cuidado mostrando a trama e os personagens levando o espectador a pensar e a refletir mesmo sem ter um tempo sequencial. O filme mescla cenas de passado e do presente sem aviso e com narrações de vários personagens.

Clique aqui e faça download da resenha completa.

O filme "O grande truque" está em cartaz no canal TNT, com próxima exibição prevista para o dia 21/10/13 as 0:30. Veja a programação clicando no logo ao lado.






Assista o Documentário sobre Nikola Tesla



Assista o Ilusionista


Nenhum comentário: